GuangZhou – O paraíso das compras e muita gastronomia

Guangzhou - China

Photo: Rob Dingwall (CC)

Guangzhou (ou Cantão) é a terceira maior cidade da China, depois de Pequim e Xangai. A população é de mais de 12 milhões de pessoas. Foi fundada em 214 A.C. e é considerada a cidade que mais comércio possui de todas as demais cidades da China, o que a torna uma parada obrigatória para aqueles que visitam o país.
Como muitas outras cidades da china, GuangZhou está praticamente isolada do mundo exterior, o que resultou em sua forma única de estilo de vida e sua culinária bem peculiar e saborosa. Ela não possui grandes espaços e atrativos culturais, como se encontra em Pequim, mas possuiu uma vida e atividade comercial que certamente atrairá muitos visitantes, principalmente aqueles que adoram as compras.

Nos dias de hoje, GuangZhou tem se desenvolvido muito, tornando-se em uma cidade muito rica e influente na China. Apesar da falta de espaços culturais, você pode escapar da multidão da cidade, indo para as aldeias vizinhas que datam da dinastia Song. Você pode passar horas observando os pássaros em Nansha Wetland, ou experimentar o melhor da cozinha chinesa em qualquer um dos restaurantes que estão praticamente por todo o lugar.

Os lugares mais atraentes para visitar será o Sun Yat Sen Memorial Hall, Yuexiu Park, o Rio das Pérolas, A Montanha da Nuvem Branca e é claro, seu comércio.

O Que Visitar em GuangZhou

 Salão Memorial Sun Yat Sen- GuangZhou

Foto: Bubble Gum (CC)

Salão Memorial Sun Yat Sen

Foi concluído em outubro de 1931 e construído como homenagem ao Dr. Sun Yat-sen, o precursor da revolução democrática chinesa pelas pessoas de GuangZhou.

O salão é um edifício octagonal e reúne a típica arquitetura chinesa. Ele possui também uma galeria de exposição mostrando fotos e letras do herói nacional.

Parque Yuexiu - GuangZhou

Foto: yeowatzup (CC)

Parque Yuexiu

O parque Yuexiu é o maior parque no centro de GuangZhou. Com uma área de cerca de 212 hectares, é constituído por três lagos artificiais e sete colinas. É um ponto de turismo ecológico e também possui parque de diversões, piscina, ginásio, restaurantes, barracas e museu de arte.

O Rio das Pérolas - GuangZhou

Foto: duabelas (CC)

O Rio das Pérolas

Flui através da cidade de Guangzhou, O Rio das Pérolas tem comprimento de mais de 2.000 quilômetros e é o terceiro maior rio da China.

Dez pontes atravessam o rio. Junto com ele, edifícios altos e modernos, como hotéis e centros comerciais sempre estão presentes em suas margens. Confira o Pearl River Cruise para uma visita mais de perto ao.

Montanha da Nuvem Branca - GuangZhou

Foto: Wikipedia (CC)

Montanha da Nuvem Branca

Também conhecida como Baiyuan Shan, a montanha tem sido um dos mais famosos pontos de beleza natural em Guangzhou. Os visitantes podem tomar um teleférico para apreciar a magnífica nuvem branca que cobre a montanha.

É um local ideal para relaxar, especialmente com uma visita também ao Yuntai Garden, que possui todos os tipos de flores e árvores.

Guangzhou Ocean World - GuangZhou

Foto: Visual Stimulants by Lucy (CC)

Guangzhou Ocean World

Localizado dentro do Jardim Zoológico de Guangzhou, o Ocean World tem uma área de cerca de 13.000 metros quadrados e tem sido um lar para mais de 200 tipos de peixes e muitas outras criaturas raras do oceano.

O salão de exposição é uma parte high tech do passeio, que além de divertir, educa, especialmente as crianças.

Shopping e Gastronomia - GuangZhou

Foto: jaaron (CC)

Shopping e Gastronomia

Como a cidade é o berço da comida chinesa, você precisa experimentar praticamente todos os pratos que existem em Guangzhou, mas as principais sugestões são: o delicioso White Cut Chicken, o Dim Sun e o Siu Mei.

Não deixe de ir também até a Shangxiajiu Pedestrian Street para compras, ao Jardim Botânico de GuangZhou, a Ilha Shamian, o Lotus Hill, o Museu de Guangzhou e o Mousoleum do Rei Nanyue.

Como Chegar

Você chegará ao aeroporto internacional de Guangzhou Baiyun (código IATA: CAN). Ele fica a cerca de 28km (17 miles) da zona central de GungZhou. A maneira mais conveniente, pois evita filas descomunais, é ir de metrô (Linha 3) pois são confortáveis e de frequência bem alta, o único detalhe é que ele somente funcionam das 6:00 às 23:00.

Caso você desembarque fora desses horários, sua melhor opção é ir de táxi. Somente pegue táxis oficiais, ou seja, não aceite aquele táxi fácil que alguém muito gentil está lhe oferecendo. Quanto mais gentil for a pessoa, mais desconfie, pois a corrida sairá bem cara. Não estranhe também a confusão nas filas de táxi, é a cultura do local, não existe muita ordem ou regras, apenas seja persistente em preservar seu lugar na fila, não desista.

 

carregando mapa - por favor aguarde...

Sun Yat Sen Memorial Hall - GuangZhou: 23.132471, 113.263444
Yuexiu Park / GuangZhou Museum - GuangZhou: 23.140245, 113.261271
The Pearl River - GuangZhou: 23.073863, 113.378183
White Cloud Mountain - GuangZhou: 23.183522, 113.291551
Guangzhou Zoo / Guangzhou Ocean World - GuangZhou: 23.139983, 113.305693
Shangxiajiu Pedestrian Street - GuangZhou: 23.114182, 113.247172
South China Botanical Garden - GuangZhou: 23.186936, 113.370795
Nanyue King Mausoleum - GuangZhou: 23.137796, 113.261508
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
Sun Yat Sen Memorial Hall - GuangZhou
Sun Yat-sen Memorial Hall, Guangzhou, Guangdong, China
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
Yuexiu Park / GuangZhou Museum - GuangZhou
Yuexiu Park, Guangzhou, Guangdong, China
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
The Pearl River - GuangZhou
Pearl River, Guangzhou, Guangdong, China
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
White Cloud Mountain - GuangZhou
Baiyunshan Scenic Area, Guangzhou, Guangdong, China
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
Guangzhou Zoo / Guangzhou Ocean World - GuangZhou
Guangzhou Zoo, Guangzhou, Guangdong, China
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
Shangxiajiu Pedestrian Street - GuangZhou
Shangxiajiu Pedestrian Street, Guangzhou, Guangdong, China
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
South China Botanical Garden - GuangZhou
South China Botanical Garden, Guangzhou, Guangdong, China
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
Nanyue King Mausoleum - GuangZhou
中国广东省广州越秀区解放北路Nanyue King Museum

Clima

Clima em GuangZhou

Guangzhou tem clima subtropical úmido. Os verões são bem chuvosos, com altas temperaturas, alta umidade e índice de calor elevado. Os invernos são suaves e relativamente secos. A estação das monções são de Abril a Setembro. A temperatura média é de 10 graus Celsius no inverno, a 35 graus Celsius no verão. A melhor época para viajar para esta cidade é no outono (entre Outubro e Novembro) e na primavera (entre Abril e Maio).

Como Se Locomover

  • A Pé – Caminhar é melhor para explorar os tradicionais distritos de  Liwan e Yuexiu.
  • Bicicleta – O uso de bicicleta é sempre incentivado pelas autoridades locais como modo de baixa emissão de carbono e poluição. Existem dezenas de lojas de aluguel de bicicletas, principalmente perto das estações de metrô, trens e BRT.
  • Metrô – O sistema de metrô de GuangZhou cobre grande parte do centro da cidade. Uma vantagem de se locomover por metrô é que a sinalização interna de trajetos e locais está em inglês também.
  • Ônibus – Este método de transporte público abrange a cidade de ponta a ponta e é uma forma mais barata para se locomover. A inconveniência é que todas as informações no ponto de ônibus estão em chinês.
  • BRT – O sistema de transporte Bus Rapid Transit foi iniciado em 2010 e é constituído de um longo corredor de ônibus segregado correndo ao longo das avenidas Tianhe e Zhoungsan, em direção aos subúrbios orientais.
  • Táxi – A maneira mais popular de estrangeiros se locomoverem entre os diferentes pontos de interesse de GuangZhou. Lembre-se que a grande maioria dos taxistas não fala outra língua a não ser o chinês ou algum dialeto derivado.
  • Carro – Dirigir na cidade é uma opção, mas é altamente desaconselhável.
  • Balsas (Ferry Boats) – As balsas são a forma mais barata de atravessar o Rio das Pérolas (Zhujiang). A única rota que ainda permanece popular é entre o Pier Huangsha pelo mercado de frutos do mar ao lado da Ilha Shamian e do cais em Bai-e0tan Bar Street, em Fangcun. As balsas partem a cada 10 minutos e o serviço vai das 6:00 às 22:00.

Cuidados e Dicas

  • Quando andar de táxi, certifique-se que você tem todos os endereços escritos em letras chinesas para fazer com que o taxista entenda e não haja confusão depois na conta final da corrida. Apesar de ser uma cidade muito grande, não é tão turística assim como sua irmã Pequim.
  • A gastronomia é fascinante, porém alguns ingredientes podem fazer mal a você, caso tenha algum precedente de alergia. Pesquise antes de sua viagem quais alimentos são potencialmente perigosos a você.
  • Cuidado com as lojas de joias, os preços para turistas são sempre bem mais altos e muitas vezes por mercadorias que são reconhecidamente baratas pelos habitantes locais.
  • Tenha cuidado com notas falsas de dinheiro. Sempre que possível, procure sempre pagar os valores exatos para não ter que receber troco.
  • À noite, sempre ande com companhia e use táxi sempre. ã noite a cidade não é segura.
  • Tenha cuidado com os motoristas de táxi que “esquecem” de ligar o taxímetro. E sempre use companhias de táxi de confiança. Não use táxis clandestinos.
  • Há muitos batedores de carteira, tenha cuidado com seus pertences.
  • Tenha cuidado ao atravessar a rua, os motoristas de veículos não costumam respeitar muito os direitos dos pedestres.
  • Você pode querer levar sempre com você lenços umedecidos ou lenços de papel para secar as mãos, porque banheiros públicos, mesmo em restaurantes e hotéis não são fornecidos, ao invés disso usam secadores a ar, que podem não ser muito higiênicos.
  • Não dê dinheiro a mendigos, ou outros mais te seguirão e só te deixarão em paz quando você lhes der dinheiro também.
  • Diga não às crianças que vendem flores em frente ao shopping.
  • Antes de contratar alguma agência de turismo local para fazer passeios em GuangZhou, verifique as notas de avaliação dela pela internet, assim você não terá nenhuma surpresa.
  • Se estiver perdido ou necessitar de informações, sempre procure uma autoridade no local ou procure um escritório de informações para visitantes. Ao descer no aeroporto, pegue o maior número de informações e folhetos possíveis para qualquer eventualidade, inclusive telefones locais onde haja a opção de se falar pelo menos em inglês.

Informações Essenciais - China

DDI86
Língua Oficial:Chinês
Moeda:Renminbi (RMB)
Eletricidade:220V 50Hz (Plugues Tipo A, C e I)- Plugues & tomadas usados na China
Religião:Sem religião definida (42%), Religiões chinesas e Taoísmo (30%), Budismo (18%), Islamismo (2%)
Vacinas:Altamente recomendadas: sarampo, caxumba, rubéola, difteria, tétano coqueluche, varíola, polio, e a vacina anual contra a gripe. Vacinas recomendadas: Hepatite A and febre tifóide.
Visto:Para informações sobre vistos para a China, visite o site oficial do governo chinês: www.China-Embassy.org
Permissão para Dirigir:Você não tem permissão para conduzir veículos em território chines a menos que você tem um carteira de motorista chinesa. Mais informações sobre o assunto em:www.China-Embassy.org

3 Respostas para GuangZhou – O paraíso das compras e muita gastronomia

  1. Estou aqui em Guangzhou. Tenho caminhado muito pela noite. Ate o presente momento nao constatei nenhum problema. Notei que o chines come de boca aberta, falando e fazendo muito barulho. A lingua inglesa e pouquissima falada entre os habitantes locais. O sistema de metro e fantastico. No mais tudo tranquilo.

  2. Luana Mantovanelli says:

    Muito útil as informações, vou viajar em setembro e estava perdida. Me ajudou mto! obrigada!

  3. alexandre biega says:

    oi Luana. visitou guangzhow? esteve por lá. estou retornando agora em março. grande abraço

Deixe uma resposta

Por favor use se nome real e não faça SPAM. Obrigado.