Jacarta – Experimente a vida em uma cidade gigantesca, na Ásia!

Jacarta - Indonesia

Foto: Yenny Suryadi (C)

Jacarta é a capital da Indonésia e está localizada no Sudeste Asiático, no noroeste da ilha de Java e está dividida em 5 áreas: Norte, Sul, Oeste, Leste e Centro de Jacarta. É também a cidade mais populosa do país, com mais de 20 milhões de pessoas. Existem habitantes de todas as partes, e muitos provenientes das muitas ilhas que a Indonésia possui, tornando-a uma mistura de muitas culturas e tradições diferentes.

Jacarta é o centro econômico, cultural e político do país. Tem uma vida noturna bem atraente e possui cidades vizinhas como Bogor, Depok, Tangerang e Bekasi.

Embora o tráfego pesado e poluição estejam ofuscando a cidade, ela tem seus diversos encantos e é conhecida como uma dos mais emocionantes e mais animadas  da Ásia.

O centro de Jacarta é o coração administrativo, governamental e financeiro da cidade. No oeste encontramos a parte mais antiga e histórica da cidade, na parte sul encontramos a área residencial da classe média alta e e da elite de Jacarta. No leste temos os complexos industriais, e no norte encontramos o principal porto e áreas famosas por seus frutos do mar e belas ilhas.

O distrito de Sudirman é o bairro mais elegante, com edifícios comerciais altos, e é onde encontramos o famoso Hotel Indonésia e seus shopping centers.

O Que Visitar em Jacarta

Monas - Monumento Nacional - Jacarta

Foto: Yenny Suryadi (C)

Monas – Monumento Nacional

O monumento nacional ou simplesmente chamado “Monas” é uma torre de 132 metros no centro da Praça Merdeka, na Jacarta Central. É o monumento nacional da República da Indonésia, construído para comemorar a luta pela independência da Indonésia. O topo da torre é um ponto de observação, onde os visitantes podem olhar a paisagem urbana através de telescópios.

City Tour da Jacarta Antiga - Jacarta

Foto: nugg_(CC)

City Tour da Jacarta Antiga

No tour à parte antiga da cidade que você vai dar uma volta ao passado da Indonésia, quando Jacarta era ainda chamada de Batavia. Esta atração local é o lugar mais procurado para as pessoas que adoram história e cultura. Alugue uma bicicleta para viajar ao redor do lugar histórico e saborear o gosto de pratos antigos no Batavia Café e Café Gazebo.

Zoológico de Ragunan - Jacarta

Foto: Yenny Suryadi (C)

Zoológico de Ragunan

O Zoológico de Ragunan está localizado no sul de Jacarta e é um lar para mais de 270 espécies de animais e 171 espécies de flora. Com seus 350 hectares, o zoológico é um local muito atraente tanto para a os habitantes locais como para turistas. Aos domingos há o passeio de elefante.

Beautiful Indonesia Miniature Park - Jacarta

Foto: ACaDeMiK (CC)

Beautiful Indonesia Miniature Park

The Beautiful Indonesia Miniature Park (ou também conhecido como Taman Mini Indonésia Indah – TMII) é o lugar onde você pode ver todas as ilhas da indonésia em sua versão miniatura. Das Sumatras até as ilhas Irian Jayas, você também conhecerá as casas tradicionais e vestimentas de todas essas províncias.

O parque também possui um museu de ciência, parque das aves, edifícios religiosos, cinemas IMAX, monumentos, passeios, hospedagem, restaurantes e áreas de recreação.

Ancol - Jacarta

Foto: fariedh (CC)

Ancol

A praia Ancol está localizada no Norte de Jacarta. Esta praia tem muitos restaurantes de frutos do mar e um parque temático para crianças. O Mundo da Fantasia (ou Dufan) é um dos famosos parques temáticos desa praia com mais de 20 atrações e passeios para experimentar. É também muito frequentado à noite, pelas suas belas paisagens e iluminação, entre os vários restaurantes que acompanham a orla.

Outros lugares para visitar - Jacarta

Foto: Yenny Suryadi (C)

Shopping, Culinária e Outros Lugares em Jacarta

Visite o Passer Baroe, um dos mais antigos centros comerciais no centro da cidade. Os visitantes vão encontrar itens exclusivos com preços bem acessíveis. Para aqueles que adoram compras, há centenas de shoppings em Jacarta. Os mais elegantes são o Grand Indonesia, o Plaza Indonésia e o Pacific Place.

Para gastronomia, os turistas podem visitar a rua Pinangsia, Bendungan Hilir – para frutos do mar, rua Menteng – para comida de rua, ou Glodok – para comidas tradicionais chinesas.

Como Chegar

carregando mapa - por favor aguarde...

Monas - The National Monument - Jakarta: -6.175403, 106.827114
The Old City Tour - Jakarta: -6.211544, 106.845172
Beautiful Indonesia Miniature Park - Jakarta: -6.301610, 106.896138
Passer Baroe (Pasar Baru) - Jakarta: -6.167181, 106.834062
Grand Indonesia - Jakarta: -6.195167, 106.820241
Plaza Indonesia - Jakarta: -6.192811, 106.822407
Pacific Place - Jakarta: -6.224776, 106.810176
Piangsia Street Food - Jakarta: -6.134677, 106.813413
Glodok - Jakarta: -6.144798, 106.815553
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
Monas - The National Monument - Jakarta
National Monument (Monas), Gambir, Jakarta, Indonesia
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
The Old City Tour - Jakarta
Jakarta, Indonesia
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
Beautiful Indonesia Miniature Park - Jakarta
Taman Mini Indonesia Indah, East Jakarta City, Jakarta, Indonesia
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
Passer Baroe (Pasar Baru) - Jakarta
Pasar Baru, Jakarta, Indonesia
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
Grand Indonesia - Jakarta
Grand Indonesia, Gondangdia, Jakarta, Indonesia
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
Plaza Indonesia - Jakarta
Plaza Indonesia, Central Jakarta, Jakarta, Indonesia
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
Pacific Place - Jakarta
Pacific Place, Senayan, Jakarta, Indonesia
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
Piangsia Street Food - Jakarta
Pinangsia, Jakarta, Indonesia
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
Glodok - Jakarta
Glodok, Mangga Besar, Jakarta, Indonesia

 

Você chegará ao aeroporto internacional de Soekarno Hatta (código IATA: CGK), que fica na cidade de Tangergang. As taxas de câmbio no aeroporto não são tão piores do que as do centro da cidade e muito provavelmente serão melhores se você trocar dinheiro no próprio hotel, portanto, se você precisa de dinheiro local, pode usar a casa de câmbio do aeroporto.

A forma mais comum de deixar o aeroporto é você contatar o hotel onde ficará hospedado e solicitar o serviço gratuito de leva-e-traz (aiport transfers). É um costume grande na grande maioria dos hotéis.

Existem os rádio-taxis que possuem balcões no saguão do aeroporto, são mais caros mas são confiáveis. Existem outras empresas que operam na parte externa do desembarque como a Silver Bird e Ekspress, mas você terá que aguardar às vezes em grandes filas. Não confie em estranhos amigáveis que tentam pegar sua bagagem ou tentam convencer você a pegar um táxi qualquer, pois muito provavelmente você será enganado.

Nota: os passageiros são responsáveis por pagar os pedágios (eles fornecem recibo). E todos os táxis são obrigados a usar taxímetro.

Outra alternativa são os ônibus (DAMRI) que percorrem diversos destinos de Jacarta, partem a intervalos bem regulares e além de serem confortáveis, são também connfiáveis.

Clima

Clima em Jacarta

Jacarta tem um clima quente e úmido. A temperatura varia de 24 até 33 graus Celsius. Espere sempre chuvas no primeiro trimestre do ano, que podem se transformar em fortes chuvas e inundações. Há apenas duas estações, as estações seca e chuvosa. A estação seca começa a partir de Abril e vai até Outubro, e o início da temporada úmida de Novembro a Maio. Os melhores meses para visitar Jacarta são os da estação seca. Agosto e Setembro são os meses mais quentes na cidade. Evite visitar a cidade durante as férias locais de junho ou julho porque a cidade ficará muito cheia.

Como Se Locomover

  • Ônibus – Você pode tomar os ônibus para chegar a praticamente todos os cantos da cidade. Tenha cuidado ao selecionar o ônibus. Certifique-se que o ônibus tem um bom ar condicionado.
  • Busway – Esta especial via de ônibus é o mais novo sistema de transporte em Jacarta. Ela cobre a grande maioria das atrações locais. É o transporte recomendado para visitar as atrações: city tour da parte antiga da cidade, o monumento nacional, Glodok e Ancol.
  • TaxiOs taxis estão amplamente distribuídos pela cidade e pode se conseguir um em questão de segundos. E empresa Blue Bird é a mais confiável e segura.
  • Trem Os trens na cidade ligam o centro da cidade com as regiões periféricas como: Tangerang, Bekasi, Depok, Bogor e Serpong.
  • Carro – Em Jacarta existe o aluguel de carros, mas só é recomendado para aqueles que realmente tem alguma habilidade em percorrer a cidade, já que o risco de engarrafamentos é muito grande.
  • Bajaj – Este transporte de três rodas é muito popular pois ele pode atravessar muitos engarrafamentos. Não tem ar condicionado e o som de Bajaj é muito alto. Recomenda-se a utilização deste método de transporte para locais de curta distância.
  • Ojek Moto taxis, ou ojek, são famosos em Jacarta. Concorde com a tarifa antes iniciar a corrida. É um transporte conveniente nos horários de pico na cidade.

Cuidados e Dicas

  • Quando andar de táxi , certifique-se de que ele é seguro e confiável. Recomenda-se tomar os taxis da frota Blue Bird.
  • Sempre concorde com a tarifa antes de andar em um Ojek.
  • Jacarta é uma cidade que possui a criminalidade de grandes centros e sua vida noturna também oferece seus perigos. Tenha cuidado com o seus pertences e fique sempre alerta em locais locais públicos e nos meios de transporte.
  • Se você não tem certeza sobre ruas ou lugares para visitar, o melhor é pedir às pessoas no hotel, agência de viagens ou policiais ao invés de pedir a estranhos informações.
  • A maioria dos principais pontos turísticos da cidade podem ser alcançado pelo novo Busway, pois além de ser barato, é rápido e eficiente.
  • Tenha cuidado ao tentar atravessar a rua. Os motoristas em Jacarta não têm muitas boas maneiras no trânsito.
  • Evite chegar na cidade na época de grandes chuvas (Janeiro ou Fevereiro), porque pode haver ocorrências de inundações no centro da cidade.
  • Como Jacarta é o centro do governo da Indonésia, a cidade também tem muitas manifestações que podem acontecer no famoso círculo do Hotel Indonésia. Procure visitar esse lugar durante os fins de semana somente.
  • Seja extremamente cuidadoso quando andar de ônibus ou trem público, pois é pode ficar lotado e é nesta ocasião que os ladrões entram em ação.
  • Peça um mapa da cidade no hotel de sua estadia, ele lhe será útil durante toda a visita aos lugares turísticos da cidade.
  • Não deixe de experimentar a gastronomia de rua de Jacarta. Tenha cuidado ao escolher o vendedor, observando a higiene básica de sua instalação. Não beba água que não seja engarrafada (e de marca identificável).
  • Tenha cuidado com suas saídas noturnas. A cidade tem uma bela vida noturna, porém pode conter surpresas. Sempre vá de táxi.

Informações Essenciais - Indonésia

DDI62
Língua Oficial:Indonésio
Currency:Rupiah Indonésia
Eletricidade:127V e 230V 50Hz (Plugues Tipo C, F e G)- Plugues & tomadas usadas na Indonésia
Religião:Islamismo (87%), Protestantismo (7%)
Vacinas:É altamente recomendável que você tome as seguintes vacinas antes de viajar: Febre tifóide, Hepatite A e B, Raiva, Malária (se você pretende visitar partes de florestas da Indonésia).
Visto:A Indonésia possui um programa chamado Visa on Arrival (VOA) contemplando diversos países. Acesse este website para mais informações: www.expat.or.id e use os menus "Practical Information","Legal Matters" e "Visas and Documentation".
Permissão para Dirigir:Você deve ter uma Licença Internacional para Conduzir.

Deixe uma resposta

Por favor use se nome real e não faça SPAM. Obrigado.