Kuala Lumpur – Comidas exóticas e lugares belíssimos na jóia da Malásia

Kuala Lumpur - Malaysia

Photo: jimmyharris (CC)

Kuala Lumpur é a capital da maior cidade da Malásia. O nome Kuala Lumpur significa “confluência do rio barrento” em malaio. A cidade cresceu de pequena aldeia chinesa de mineração de estanho a uma grande cidade metropolitana com cerca de 6,5 milhões de habitantes. Kuala Lumpur é também a sede do Parlamento da Malásia, além de ser o centro cultural, econômic0 e financeiro do país.

A cidade tem sido a anfitriã do Grand Pirx de Fórmula 1. Em maio de 1969, a cidade enfrentou os piores tumultos raciais do país, tendo como resultado a morte de 196 pessoas. Desde então, Kuala Lumpur tem feito grandes mudanças na política econômica do país para promover e priorizar o desenvolvimento econômico malaio.

Kuala Lumpur está localizada no centro do estado de Selangor e a geografia da cidade é caracterizada pelo enorme Vale Klang que faz fronteira com as montanhas Titiwangsa no leste e no Estreito de Malaca, no oeste. Uma das famosas atrações da cidade são as torres gêmeas Petrona, os mais altos edifícios gêmeos do mundo, que se tornaram o símbolo de desenvolvimento do país.

Além torres gêmeas, a cidade tem também muitos pontos turísticos incríveis como as cavernas Batu, o Mercado Central, o Parque das Aves, o Bukit Bintang, além da gastronomia única do lugar.

 

O Que Visitar em Kuala Lumpur

Cavernas Batu - Kuala Lumpur

Foto: jo.in.pink (CC)

Cavernas Batu

É um morro de calcário, que possui uma série de cavernas e templos rupestres no distrito Gombak, 13 km ao norte de Kuala Lumpur. A caverna é um dos santuários hindus mais populares fora da Índia, dedicado ao deus Murugan. A caverna é o ponto principal do festival hindu de Batu, na Malásia. Para alcançar o lugar os visitantes tem que subir 276 degraus.

Mercado Central - Kuala Lumpur

Foto: j.o.h.n. walker (CC)

Mercado Central

Ele está localizado na rua Tun Tan Cheng Lock e da zona exclusiva para pedestres chamada Rodger Street. Foi fundado em 1888 e originalmente era usado como um mercado de produtos frescos. O local agora é um marco para a cultura da Malásia e de seu patrimônio. Ele é organizado com o conceito de tendas, que representam o mercado tradicional. O segundo andar abriga uma praça de alimentação que oferece vários pratos da região.

Torres Gêmeas Petrona - Kuala Lumpur

Foto: judhi (CC)

Torres Gêmeas Petrona

É o mais alto arranha-céus gêmeos do mundo. As torres foram projetadas pelo arquiteto argentino Cesar Pelli. A torre foi criada em estilo pós-moderno próprio para criar um ícone do século 21 para Kuala Lumpur. As torres possuem uma ponte que liga as duas torres no 41º e 42º andares.

Parque de Pássaros de Kuala Lumpur - Kuala Lumpur

Foto: Bonita la Banane (CC)

Parque das Aves de Kuala Lumpur

O Parque das Aves é um viveiro público de 20,9 hectares no país. É o lar de mais de 3000 aves, representando mais de 200 espécies. Cerca de 90% das aves são locais e 10% foram importadas do exterior. O Parque das Aves possui o Lake Garden (um lago artificial), o Monumento Nacional a Kuala Lumpur – Parque da Borboleta, jardins repletos de orquídeas e hibíscos, e o antigo Parlamento malaio.

Bukit Bintang - Kuala Lumpur

Foto: thienzieyung (CC)

Bukit Bintang

É o nome do centro comercial e de entretenimento em Kuala Lumpur, na Malásia. A área tem sido o centro de varejo mais importante e é o lar de muitos marcos famosos como lojas, cafés, bares, mercados noturnos, bem como sua gastronomia ambulante. A região é muito popular entre os turistas, especialmente os jovens.

Gastronomia e Entretenimento - Kuala Lumpur

Foto: AndyLawson (CC)

Gastronomia e Entretenimento

Vá até Petaling Street em Chinatown para experimentar os pratos locais, ou os vendedores ambulantes de Kampung Baru. Para entretenimento, visite o Cosmo’s World no shopping da Berjaya Times Square. Para arte e cultura, visite o Museu de Arte Islâmica e a Mesquita Jamek. Se visitar Kuala Lumpur durante a fórmula 1, ela fica situada no Sepang International Circuit.

Como Chegar

Você chegará ao aeroporto internacional de Kuala Lumpur (Código IATA: KUL), que fica a aproximadamente 31 milhas (50km) ao sul do centro da cidade, no distrito de Selangor. No terminal de desembarque fique atento aos taxistas que se passam por agentes de informações e tentam convencer turistas a embarcar em táxis ou ônibus que cobram tarifas bem acima do preço normal. Muitos deles inclusive tentam convencer os turistas que eles são as únicas opções de transporte que você terá.

Você pode comprar sua passagem de táxi diretamente no saguão do aeroporto, na área de desembarque, por um preço fixo até o centro da cidade (ou o seu destino final). Muitos taxistas insistem em não usar o taxímetro, insista, ou pelo menos concorde previamente o custo até seu destino final para evitar surpresas.

carregando mapa - por favor aguarde...

Cavernas Batu - Kuala Lumpur: 3.253582, 101.669762
Mercado Central - Kuala Lumpur: 3.145224, 101.695381
Torres Petrona - Kuala Lumpur: 3.157900, 101.711600
Parque de Pássaros - Kuala Lumpur: 3.143120, 101.688350
Bukit Bintang - Kuala Lumpur: 3.145426, 101.710568
Hawker Stall - Kuala Lumpur: 3.106545, 101.621681
Cosmo\'s World Jalan Imbi - Kuala Lumpur: 3.142499, 101.709359
Islamic Art Museum - Kuala Lumpur: 3.141971, 101.690003
Jamek Mosque - Kuala Lumpur: 3.148855, 101.695621
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
Cavernas Batu - Kuala Lumpur
Batu Caves Selangor Malaysia
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
Mercado Central - Kuala Lumpur
Central Market Kuala Lumpur Malaysia
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
Torres Petrona - Kuala Lumpur
Petronas Twin Towers Kuala Lumpur City Centre Kuala Lumpur Federal Territory of Kuala Lumpur Malaysia
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
Parque de Pássaros - Kuala Lumpur
Kl Bird Park Jalan Cenderawasih Kuala Lumpur Malaysia
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
Bukit Bintang - Kuala Lumpur
Bukit Bintang Plaza Jalan Bukit Bintang Kuala Lumpur Federal Territory of Kuala Lumpur Malaysia
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
Hawker Stall - Kuala Lumpur
Chinese Hawker Stall Jalan 21/27 Sea Park Petaling Jaya Selangor Malaysia
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
Cosmo's World Jalan Imbi - Kuala Lumpur
Cosmo's World Jalan Imbi Kuala Lumpur Federal Territory of Kuala Lumpur Malaysia
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
Islamic Art Museum - Kuala Lumpur
Muzium Kesenian Islam Malaysia Tasik Perdana Kuala Lumpur Federal Territory of Kuala Lumpur Malaysia
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
Jamek Mosque - Kuala Lumpur
Jamek Mosque Jalan Tun Perak Kuala Lumpur Selangor Malaysia

 

Clima

Clima em Kuala Lumpur

 

Kuala Lumpur tem um clima de floresta tropical, que é quente e ensolarado, com chuvas abundantes, especialmente durante a estação da monção nordeste, de Outubro a Março. A temperatura gira em torno de 31 e 33 graus Celsius e nunca ultrapassou 39,3 graus Celsius, enquanto a mínima paira em torno de 22 e 23,5 graus Celsius. A cidade tem apenas duas temporadas, estações seca e chuvosa. As inundações são geralmente frequentes na cidade, portanto procure evitar os meses com chuvas mais pesadas, entre Janeiro e Fevereiro.

Como Se Locomover

  • Trem – O transporte ferroviário urbano vem em quatro versões distintas: LRT, KL Monorail, KTM Komuter e KLIA (trens que circulam entre Kuala Lumpur Central e o Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur).

  • Ônibus Ideal para city tours, use os ônibus de 2 andares (KL Hop-on Hop-off) que são bem confortáveis e permitem que você esteja bem próximo às pessoas locais e os diversos pontos de visita de Kuala Lumpur. Muitos deles possuem Wi-Fi a bordo.

  • Táxi – O táxi normal é marcado com cores vermelho e branco, o azul brilhante é de táxis executivos. Ambos são oas opções para visitar pontualmente locais específicos e pontos turísticos. Sempre exija que o taxímetro seja usado.

  • Carro – A cidade tem estradas de boa qualidade, porém a condução de carros na cidade pode ser um pesadelo devido aos grandes engarrafamentos, além da sinalização e localização das estradas ser bem confusa. Desaconselhamos este tipo de transporte.

  • A Pé O centro antigo de Kuala Lumpur é bastante compacto e os prédios antigos são os melhores para explorar a pé. Os visitantes podem começar o passeio à partir da Rua Petaling, indo em direção a Bukit Bintang, terminando perto da torre KL (KL Tower).

Cuidados e Dicas

  • O visitante deve insistir em manter o taxímetro ligado enquanto estiver em um táxi. A maioria dos taxistas não querem usar o taxímetro durante chuvas fortes ou engarrafamentos. Nessas ocasiões é melhor procurar outras alternativas de transporte público, como os trens.

  • Tenha cuidado com os batedores de carteira nos transportes públicos como ônibus e trens. No caso de ônibus, você pode optar por usar um ônibus de turismo, que são mais confortáveis e seguros.

  • Experimente todos os pratos exóticos que Kuala Lupur tem a oferecer, mas lembre-se sempre de observar a higiene do local.

  • Não use roupas reveladoras demais, assim você pode causar grandes problemas, especialmente quando visitar lugares religiosos como as mesquitas.

  • Sempre ferva ou filtre a água de torneira antes de bebê-la. A água da torneira da cidade não é recomendada para beber. Sempre que possível, beba água engarrafada.

  • Como em toda grande metrópole, tenha cuidado ao andar sozinho, sem acompanhante, principalmente à noite. Há casos também de mulheres foram feridas por ladrões de bolsa que agem de motocicleta. Se isso ocorrer, largue a bolsa para evitar lesões.

  • Cuidado com os golpes de “raspadinhas” (raspe-e-ganhe-prêmios). Fique longe de qualquer pessoa que lhe ofereça isso.

  • Tenha cuidado também com pessoas que se fazem passar por autoridades locais. Se você for parado por policiais, insista para ser levado à delegacia mais próxima, antes de mostrar qualquer documento.

  • Tome cuidado com notas falsas. Carregue notas dos mais variados valores assim você evita de ter que receber troco, principalmente de ambulantes.

  • Leve sempre seu passaporte com você.

  • As pessoas em Kuala Lumpur conseguem falar Inglês, mesmo que rudimentar, por isso, se você estiver perdido, tente falar com os habitantes locais para solicitar informações ou direções.

Informações Essenciais - Malásia

DDI60
Língua Oficial:Malaio / Inglês Malaio
Moeda:Ringgit Malaio
Eletricidade:240V 50Hz (Plugues Tipo G)- Plugues & tomadas na Malásia
Religião:Islamismo (62%), Budismo (20%), Cristianismo (9%)
Vacinas:Altamente recomendadas: sarampo, caxumba, rubéola, difteria, tétano coqueluche, varíola, polio, febre amarela a vacina anual contra a gripe. Vacinas recomendadas: Hepatite A, B, febre tifóide, encefalite japonesa, malária e raiva.
Visto:Visite o website oficial do governo malaio para verificar a necessidade de visto: www.Imi.gov.my
Permissão para Dirigir:Estrangeiros com a Carta Internacional de Condução estão autorizados a conduzir na Malásia pelo período de 1 ano.

Deixe uma resposta

Por favor use se nome real e não faça SPAM. Obrigado.